Seminários do discente Luciano Vilas Boas dia 01/04/2022 as 09:00

Título: Desambiguação de Nomes em Múltiplos Domínios

Resumo: A ambiguidade de nomes é uma das questões mais desafiadoras que podem comprometer a qualidade da informação em vários domínios e aplicações do mundo real. Durante anos, pesquisadores têm buscado soluções para resolver tal problema. Apesar das várias técnicas já propostas, o problema permanece em aberto. As menções a nomes de pessoas e lugares estão entre as situações possíveis. Nessas situações, há a necessidade de definir corretamente a qual entidade real (pessoa ou local) a partir de suas referências (ou menções) em um documento de texto, página WEB ou publicação científica esses termos se referem. Em aplicações que envolvem o processamento de textos, documentos WEB, mecanismos de busca ou redes sociais, a ambiguidade de nomes pode fazer com que uma referência a uma entidade seja incorretamente associada à outra. Em domínios de aplicações de geolocalização, um determinado local pode ter seu nome incorretamente associado a um local diverso do verdadeiro. Nas bibliotecas digitais de publicações científicas a ambiguidade pode levar a atribuições imprecisas dos registros de citação dos autores dessas publicações. Neste estudo, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de expandir o conhecimento da literatura relacionada aos problemas de ambiguidade de nomes para múltiplos domínios, assim como, avaliar como as técnicas mais recentes de desambiguação de nomes estão sendo empregadas e desta forma, responder à seguinte questão:

Como caracterizar os métodos de desambiguação de nomes em múltiplos domínios? O que torna, em cada domínio, o problema mais desafiador? E como melhorar os resultados mais promissores ainda mais?

Data: 1° de abril de 2022 às 09h00.

Link do meeting: https://meet.google.com/igt-fdhz-mea