Qualificação de mestrado do Jonathan Cristovão, dia 24/10, às 17:00 horas.

Título: DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS IA PARA DISPOSITIVOS VESTÍVEIS ATRAVÉS DE EDGE COMPUTING

Resumo: Os dispositivos vestíveis estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Além disso, os algoritmos de inteligência artificial (IA) vêm se tornando essenciais para compor estes dispositivos. Como os dispositivos vestíveis são restritos de recursos, tecnologias que exigem grande capacidade computacional podem ser inviáveis para aplicações neste contexto, principalmente quando se trata de Edge Computing. Visto isso, o trabalho propõe o desenvolvimento de algoritmos de IA para integração nestes dispositivos com o processamento dos dados na borda, sem utilizar recursos em nuvem. Esta proposta é validada com base em dois estudos de casos. O primeiro estudo de caso é a aplicação de técnicas de Machine Learning e Deep Learning na agricultura, com o objetivo de desenvolver um capacete inteligente para realizar inspeção de doenças em laranjas. Além disso, como trabalho futuro é proposto aplicações de técnicas como Long short-term memory (LSTM) para o segundo estudo de caso. Neste estudo o objetivo é construir uma calça inteligente para o reconhecimento de atividades humanas. Dessa maneira, esse trabalho apresenta uma análise de aspectos do desenvolvimento de algoritmos de IA para integração em dois dispositivos vestíveis através do Edge Computing.
Banca: Prof. Dr. Andrea Gomes Campos Bianchi; Prof. Dr. Vicente José Peixoto de Amorim