Qualificação de mestrado do discente Loham Santos, dia 23/09, as 15:00

Qualificação de mestrado do discente Loham Santos, dia 23/09, as 15:00.

Título: Correção automática de trabalhos de programação introdutória utilizando testes baseados em propriedades

Resumo: O ensino de programação é um grande desafio para muitos professores da área de computação e engenharia. Inúmeras estratégias têm sido propostas por pesquisadores, para o auxílio ao ensino de programação, e há dentre elas, a utilização de ferramentas para correção automática de exercícios de programação. Tais ferramentas auxiliam docentes na avaliação, classificação e gerenciamento de exercícios de programação de computadores. Essas ferramentas utilizam a inserção de casos de testes, cadastro de possíveis valores de entrada de dados e os respectivos resultados esperados, com o intuito de verificar se o resultado obtido pelo código do aluno condiz com o gabarito do professor. Porém, nessa abordagem há necessidade de inserir casos de teste unitários manualmente para cada um dos exercícios propostos. Verifica-se que estes são limitados pela criatividade do desenvolvedor e, portanto, podem não encontrar erros no código testado. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma ferramenta extensível para correção automática de trabalhos de programação que use a técnica de teste baseado em propriedades ao invés de testes unitários. Um teste baseado em propriedades propõe a validação de código utilizando valores de entrada gerados aleatoriamente e a relação destes com o resultado esperado é expresso utilizando uma propriedade que descreve, de forma geral, como o resultado produzido se relaciona com as entradas aleatórias. Para isso, buscou-se especificar formalmente e implementar uma Linguagem de Domínio Específico (DSL) para a construção de geradores de entradas e plug-ins que permitirão o suporte a diferentes linguagens de programação por parte da ferramenta proposta neste trabalho. Com isso, pode-se simplificar o trabalho do docente na elaboração dos exercícios de programação, pois basta que o mesmo somente especifique em seu gabarito qual a propriedade que será testada.

Data: 23/09/2022
Hora: 15:00 horas
Banca: Prof. Dr. Rodrigo Geraldo Ribeiro, Prof Dr. Reinaldo Silva Fortes e Prof. Dr. ‪Saul Emanuel Delabrida Silva
Link da Sala: https://meet.google.com/oox-mpyg-vkk