Participação Laboratório iMobilis em Competição Nacional de Robótica

Nos dias 11 a 15 de novembro, o laboratório iMobilis participou da competição nacional de robótica, Robocore Experience ( https://www.robocoreexperience.com/ ), uma competição consolidada nacionalmente ja hâ 10 anos na qual várias universidades do país participam. Da UFOP participaram três equipes: A Sucatao, do DECAT, a Locobots, do ICEA, e em sua primeira participação, o iMobilis, do DECOM. A competição ocorreu na campus party na cidade de São Paulo capítal, no Anhembi e o doutorando Mateus Silva nos representou no evento, sendo o único membro presente no evento.

Com um robô criado no laboratório e usado para fins de pesquisas em inteligência artificial, a equipe atingiu terceiro lugar numa das modalidades, chamada trekking. Nessa modalidade o robô deve ser totalmente autônomo, terrestre e com todos os componentes embarcados, não podendo ser controlado externamente por fio, rádio ou qualquer outro dispositivo de comunicação. A competição é realizada em um pavilhão, ou seja, um ambiente fechado com cobertura. As dimensões aproximadas da área de competição são 26 m de comprimento por 18 m de largura. O piso do pavilhão pode apresentar desníveis, pequenos vãos, tampas no piso, rampas e colunas. Obstáculos e variações de terreno podem ainda ser incluídos no ambiente como parte do desafio, como pedras, terra, areia, desníveis e objetos. O robô deverá ser capaz de superar todos os obstáculos (sem qualquer intervenção humana). Há 04 (quatro) marcos definidos por uma chapa de metal de cor amarela de dimensões aproximadas: 1000mm x 1000mm x 2mm. O robô deverá ser capaz de subir e identificar tais marcos.

Neste link mostramos a atuacao do nosso robô na competição assim como a premiação da modalidade https://www.youtube.com/watch?v=faL6YMenKJc

Apos esse resultado, o laboratório iMobilis pretende ampliar sua equipe e já possui bolsas de IC para futuros membros que queiram participar da competição no próximo ano. Interessados entrar em contato com o professor Ricardo Rabelo