Palestra "Reconstrução Tridimensional e Mapeamento Semântico de Ambientes"

O laboratório GAID (Gerência e Análise Inteligente de Dados) tem o prazer de convidar para a palestra "Reconstrução Tridimensional e Mapeamento Semântico de Ambientes", a ser proferida pelo Prof. Erickson Nascimento, no dia 06/11/12 às 18:00 na nova Sala de Seminários do DECOM/UFOP.

Titulo: "Reconstrução Tridimensional e Mapeamento Semântico de Ambientes",

"Mapas tridimensionais com informações semânticas são de grande relevância nas áreas de Visão Computacional e Robótica. Por exemplo, para que robôs realizem tarefas com alto nível de abstração é necessário que eles estejam aptos a construir (utilizando seus sensores) uma representação apropriada do ambiente no qual irão interagir. Tal representação pode ser usada para gerar um mapa semântico do local e uma reconstrução tridimensional precisa, permitindo dessa maneira a execução de tarefas como: "pegue o livro no chão e o coloque em cima da mesa". Dessa maneira, é de suma importância o desenvolvimento de metodologias capazes de criar mapas tridimensionais e mapas semânticos. Nesta palestra serão expostas estruturas de dados, metodologias de criação de descritores de pontos de interesse, técnicas de alinhamento e triangulação de nuvens de pontos tridimensionais, bem como algoritmos para reconhecimento e detecção de objetos utilizados na construção desses mapas tridimensionais com informações semânticas."

O professor Erickson Rangel do Nascimento possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com experiência na área de Visão Computacional, tem desenvolvido projetos nos temas de Visão Subaquática, Mapeamento Semântico, Reconstrução Tridimensional de ambientes e criação e desenvolvimento de descritores geométricos e de imagens. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Visão Computacional e Robótica (VeRLab) do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.