Professor Nívio Ziviani fará palestra no Auditório do ICEB no dia 31/08/2012

Título: "Mobilizando Conhecimento para Geração de Riqueza por Meio da Inovação"

Palestrante: Prof. Nivio Ziviani. Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Mimas Gerais (UFMG).

Local: Auditório do ICEB.
Data/Horário: Sexta-feira, 31/08/2012, às 14h

Resumo:

Uma forma importante de geração de riqueza nos países desenvolvidos é a criação de empresas start-up a partir de resultados de pesquisa. O objetivo desta palestra é discutir a experiência na criação de start-ups no DCC/UFMG, onde podemos citar três exemplos: a Miner Technology Group, fundada em abril de 1998 a partir de dissertação de mestrado e vendida para o grupo Folha de São Paulo/UOL em junho de 1999, a Akwan Information Technologies, nascida em abril de 2000 e vendida para a Google Inc. em julho de 2005, e a Zunnit Technologies, empresa que saiu do Laboratório de Tratamento da Informação (LATIN) do DCC/UFMG em janeiro de 2011, hoje instalada no Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Simultaneamente, a UFMG desenvolveu modelo inédito na América Latina que facilita a transferência do conhecimento gerado na Universidade para empresas start-up, tendo criado um contrato que permite a transferência dos direitos de comercialização de produtos e serviços relacionados a um conhecimento (know-how) gerado em um departamento da Universidade para uma empresa start-up. Assim, em novembro de 2011, a UFMG assinou o primeiro contrato dentro deste novo modelo com a Zunnit.

Currículo resumido:

Nivio Ziviani é Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, Canadá. É Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, onde coordena o Laboratório para Tratamento da Informação (LATIN). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Cientifico na classe Comendador. Recebeu o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação em 2011. É co-fundador da Miner Technology Group, vendida para o Grupo Folha de São Paulo/UOL em junho de 1999, e da Akwan Information Technologies, vendida para a Google Inc. em julho de 2005. É autor do livro Projeto de Algoritmos e co-autor de mais de cento e cinquenta artigos técnicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, compressão de textos e áreas relacionas.