Defesa de mestrado da discente Carla Santos, dia 15/09/2022 as 14 horas.

Título: "Modelos Evolutivos para Composição Algorítmica Afetiva"

Sistemas de Composição Algorítmica Afetiva buscam gerar músicas que expressam ou provocam emoções. Ainda se encontra em aberto a composição de melodias que passam todos os sentimentos presentes nos modelos emocionais. Esses sistemas podem ser utilizados em diferentes contextos, como saúde e entretenimento. Assim, pessoas podem se expressar através da música ou ter experiências de maior imersão em jogos. Este trabalho visa identificar estratégias para realizar múltiplas transformações afetivas em melodias, de modo a passar emoções para o ouvinte. São propostos dois algoritmos transformativos: um modelo evolutivo mono-objetivo e outro multiobjetivo, baseado no algoritmo NSGA-II. Os resultados mostram que os dois modelos geraram melodias que passam emoções positivas e negativas. O modelo multi-objetivo alcançou melhores resultados do que o mono-objetivo. No entanto, é preciso analisar estratégias para melhorar a qualidade das melodias e alcançar mais emoções.

Banca: Prof. Dr. Alan Robert Resende de Freitas (orientador), Prof. Dr. Rodrigo Geraldo Ribeiro (UFOP) e Prof. Dr. Rogerio Vasconcelos Barbosa (UFMG)

Link da sala: https://meet.google.com/vch-fyxk-czn