Aluno do DECOM vence Maratona de Programação Individual

O aluno do DECOM Leandro Augusto Araújo Silva venceu, neste último final de semana, a 10a. Maratona de Programação Individual, realizada em Uberlândia/MG. O aluno é integrante de um projeto coordenado pelos professores Marco Antonio Carvalho e Túlio Toffolo, que visa preparar alunos da UFOP para competições de programação (mais informações em www.decom.ufop.br/toffolo/maratona). Além de participar ativamente deste projeto, o aluno é também bolsista de iniciação científica do Prof. Marcone Jamilson Freitas Souza.

Esta maratona é uma competição regional, com duração de 4 horas, e utiliza o mesmo tipo de conteúdo e ambiente computacional das maratonas regulares, como a nacional e a mineira. O evento é organizado pela Algar Telecom e pelo Centro Universitário do Triângulo (Unitri), visando aproximar os estudantes de graduação e empresas de tecnologia e criando assim oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Entre os oitenta e um participantes, havia alunos da Universidade Federal de Uberlândia (incluindo os 9 competidores melhores colocados na Primeira Maratona de Programação Mineira, realizada em Maio deste ano), Centro Universitário do Triângulo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Centro Universitário de Patos de Minas, Instituto Superior de Educação de Ituiutaba e Universidade de Uberaba.

Como prêmio, o aluno do DECOM recebeu uma televisão Sony 32" de LED. Os outros melhores colocados ganharam televisões de LCD, tablets, videogames e telefones celulares.

No ranking brasileiro de programadores do SPOJ, que lista os melhores 1000 programadores brasileiros deste tipo de competição, o aluno Leandro ocupa a 49a. colocação.

Em setembro deste ano o DECOM será representado por pelo menos um time na edição anual da Maratona Brasileira de Programação.