29/02 - 10h - Defesa de Mestrado - Thaís Barbosa Cotta da Silva

                                                       Defesa de Dissertação

 

Título: "UM NOVO ALGORITMO HEURÍSTICO PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM COLETA E ENTREGA SIMULTÂNEA"


Mestranda: Thaís Barbosa Cotta da Silva

Orientador: Marcone Jamilson Freitas Souza


Resumo: Este trabalho tem seu foco no Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega Simultânea (PRVCES). Dada sua dificuldade de solução na otimalidade, é proposto um algoritmo heurístico, nomeado GENILS-BT-LC-RC, que combina sete procedimentos heurísticos: Inserção Mais Barata, Inserção Mais Barata com Múltiplas Rotas, GENIUS, Iterated Local Search (ILS), Descida em Vizinhança Variável (VND), Busca Tabu (BT) e Reconexão de Caminhos(RC) . Os três primeiros procedimentos visam à obtenção de uma solução inicial, enquanto os procedimentos VND e Busca Tabu são usados como métodos de busca local para o ILS, já a Reconexão de Caminhos é usada como um método de intensificação da busca local. A Busca Tabu somente é acionada após certo número de iterações sem sucesso do VND. O algoritmo proposto foi testado em problemas-teste disponíveis na literatura e se mostrou capaz de gerar soluções de qualidade.

 

Palavras-Chaves:Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega Simultânea, Iterated Local Search, Descida em Vizinhança Variável, GENIUS, Inserção Mais Barata, Busca Tabu.

 

Data: 29/02/12 às 10h00min

Local: Sala Multimídia - ICEB/UFOP

Departamento de Computação  |  ICEB  |  Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro  |  CEP 35400-000  |  Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 31 3559-1692  |  decom@ufop.edu.br