Defesa de mestrado do discente Loham Santos, dia 05/12, as 16:00

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Título da dissertação: Geração automatizada de casos de teste para auto-graders utilizando execução simbólica.

Link do Google meet: https://meet.google.com/dtc-xhtn-phh

Resumo: Diversos pesquisadores têm proposto a utilização de auto-graders, ou ferramentas de correção automática de exercícios de programação introdutória, que auxiliam docentes na avaliação, classificação e gerenciamento de exercícios de programação de computadores. Nessas ferramentas, se faz necessária a inserção de casos de teste manualmente por parte dos professores, para cada exercício, a qual demanda grande tempo para a sua elaboração. Devido a isso, o presente trabalho apresenta uma abordagem de geração automatizada de casos de teste para auto-graders, implementada em uma ferramenta de correção denominada Symb na qual se utiliza a técnica de execução simbólica. Através dela, pode-se explorar todos os caminhos de execução de um programa, obtendo-se valores de entradas simbólicos que exploram esses caminhos de execução. Com a ferramenta, o professor somente indica a localização de seu gabarito, o diretório que contém os exercícios dos alunos e a quantidade de execuções, para que os exercícios possam ser corrigidos. Adicionalmente, a ferramenta é extensível, na qual permite que diversas linguagens de programação possam ser utilizadas no processo de correção, devido à linguagem Symb possuir as principais estruturas trabalhadas por diversas universidades brasileiras. Basta converter a linguagem de programação de origem para a linguagem Symb que executará o processo de geração de casos de teste automatizados e correção. Após serem realizados experimentos com a ferramenta, com soluções referentes a listas de exercícios de uma disciplina do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), constatou-se que a ferramenta conseguiu identificar soluções corretas e incorretas para todos os exercícios considerados, mostrando que a técnica proposta é promissora. O objetivo primordial da abordagem é poder simplificar o trabalho do docente para elaborar exercícios.

Banca avaliadora: Prof. Dr. Leonardo Vieira dos Santos Reis - UFJF; Prof. Dr. Samuel da Silva Feitosa - UFFS; Prof. Dr. Reinaldo Silva Fortes - UFOP; Prof. Dr. Rodrigo Geraldo Ribeiro - UFOP.

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