Defesa de Dissertação de Arthur Nascimento, dia 29/07, as 15:00, Sala de Seminários, DECOM, ICEB IIIDefesa de Dissertação de Arthur Nascimento, dia 29/07, as 15:00, Sala de Seminários, DECOM, ICEB III. Banca: Prof. Dr. Ricardo Rabelo; Prof. Dr. Fernando Sica; Prof. Dr. André Aquino. Resumo: Diversos fatores, como avanços em tecnologia, tornaram os automóveis uma das invenções mais utilizadas no século 21. No entanto, um grande número de pessoas sofrem acidentes de viação todos os anos transformando, assim, dirigir um veículo numa tarefa desafiadora, principalmente porque até 90% desse acidentes são causados por falhas do condutor. Esses acidentes causam graves prejuízos à sociedade, como perda de vidas, perdas econômicas etc. Devido a isso, tem sido crescente a necessidade do desenvolvimento de sistemas e métodos que monitoram as ações do condutor. Para monitorar a condução, identificar e, até diminuir acidentes são desenvolvidas soluções que têm como principais abordagens: a baseada no veículo, com uso de dados do veículo, e a baseada no comportamento do condutor, com uso de dados do condutor. Para realizar todo esse monitoramento, esta dissertação propõe alguns métodos, além de um Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e um circuito, sistema e aplicativo de protótipo de LWDS (Lane Departure Warning System) utilizando componentes de baixo custo e o Controle Estatístico de Processos (SPC), uma técnica que, na literatura, não teve seu uso em ambientes veiculares encontrado. Para o uso do SPC, é explorada a aplicação de seu gráfico de controle Exponentially Weighted Moving Average (EWMA) em dados de sensores. |
Departamento de Computação | ICEB | Universidade Federal de Ouro Preto
Campus Universitário Morro do Cruzeiro | CEP 35400-000 | Ouro Preto - MG, Brasil
Telefone: +55 31 3559-1692 | decom@ufop.edu.br